
Crissey, J. T. et al. (2002) Historical Atlas of Dermatology and Dermatologists. Boca Raton: The Parthenon Publishing Group.
A Dermatologia, tal como hoje a conhecemos, teve um início longínquo, tão longínquo como a perceção das perturbações e doenças que sempre afetaram a pele. De resolução difícil durante muito tempo foram, pouco a pouco sendo encontrados novos tratamentos e novas terapêuticas que, se não curavam definitivamente a doença, pelo menos mitigavam grande parte dos seus sintomas.
Podemos compreender um pouco desse lento processo de luta contra as doenças da pele que se foi desenrolando ao longo dos tempos, dando particular ênfase ao período do século XIX até à segunda metade do século XX em que assistimos ao nascimento da moderna disciplina médica da Dermatologia e Sifilografia que se foi progressivamente autonomizando e assumindo a designação mais abrangente de Dermatologia e Venereologia.
Através desta obra, profusamente ilustrada e de leitura concisa podemos entender como as várias escolas europeias e americanas, mas também de outros países avançaram a um ritmo vertiginoso, apresentando soluções para problemas que antes eram de difícil resolução.
Com vários retratos de dermatologistas famosos e de doenças de pele e de tratamentos e instrumentos que, entretanto, surgiram, é possível saber um pouco mais sobre os profissionais de saúde que ergueram esta especialidade médica.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.
