Artigos científicos: como pesquisar

Para pesquisar artigos científicos, recomendamos o uso da página da Biblioteca e as suas bases de dados bibliográficas.
Inicie a sua pesquisa pela PubMed, pois é um recurso de acesso livre. Tenha, no entanto, em atenção que o acesso ao texto integral e não apenas ao sumário do artigo científico depende da sua disponibilidade em acesso livre ou da assinatura da revista pela Universidade do Porto.
O objetivo da PubMed não é fornecer o texto integral dos artigos científico. A pesquisa é feita através de palavras-chave em inglês. Pode ser por autor, deverá usar o último nome do autor, mais as iniciais sem pontuação. Por assunto, digitando o termo escolhido na caixa de pesquisa, utilize o thesaurus MeSH para uma pesquisa direcionada (Mecial Subject Headings) um vocabulário controlado e utilizado para indexar os artigos da PubMed.
Após seleção do artigo pretendido deverá verificar no canto superior direito da página a existência de um ícone de imagem (nem sempre existe) que poderá permitir obter diretamente o texto integral caso seja um periódico de livre acesso ou caso o acesso seja coincidente com o acesso pela Universidade do Porto.
No caso de não ter conseguido obter os artigos pretendidos na PubMed, poderá consultar a base de dados AtoZ, portal integrado de acesso às publicações periódicas em suporte eletrónico assinadas pela Universidade do Porto. De referir que nem todas disponibilizam o texto integral dos últimos números.
A pesquisa na base de dados AtoZ é feita pelo título do periódico. Após a obtenção do resultado deverá clicar num dos links de acesso à revista e verificar se tem embargos (interdição ao texto integral durante um determinado período) ou se tem acesso total.
Poderá também efetuar pesquisa de artigos no portal de pesquisa integrada B-On (Biblioteca do Conhecimento Online).
A B-On disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares de periódicos científicos e ebooks de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.
Como último recurso sugerimos ainda a pesquisa no Google Scholar, um motor de busca de informação científica mais generalista.

Como recuperar o texto integral de artigos científicos:

.