Silva, J. Martins e – Porto: a epidemia de peste de 1899: circunstâncias e consequências. Porto: U.Porto, 2022. (Estudos e Ensino). ISBN 978-989-746-340-2
Obra de carácter histórico, sobre o último surto de peste bubónica ocorrido na Europa, em 1899, no Porto, debruça-se sobre todo o processo burocrático que esteve relacionado com a declaração oficial de “epidemia” e posteriores providências tomadas para a debelar.
Contém uma descrição pormenorizada das medidas sanitárias adotadas e da sua forte repercussão sobre a população da cidade do Porto, bem como da contestação de que foram alvo com o passar do tempo, pois o estabelecimento de um cordão sanitário e o consequente isolamento da cidade, provocaram uma grave crise socioeconómica.
Sendo um estudo sobre a última epidemia de peste bubónica na Europa, ocorrida no Porto, é, contudo, impossível não estabelecer pontos de contacto com a última pandemia que grassou a nível mundial entre os anos de 2019 e 2021, desde logo pela imprevisibilidade do curso da doença e pelas medidas sanitárias que foram tomadas e que levaram ao estabelecimento de períodos de confinamento mais ou menos longos que originaram uma crise socioeconómica de dimensões consideráveis.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.