Silva, André – Físicos e cirurgiões medievais portugueses : contextos socioculturais, práticas e transmissão de conhecimentos (1192-1340). Porto : CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, 2016. ISBN 978-989-8351-64-7
O trabalho apresentado tem como objetivo o estudo dos primeiros indivíduos a exercer medicina no Portugal medieval, analisando também o meio sociocultural que favoreceu o seu aparecimento, a transmissão de conhecimentos e os aspetos apreensíveis da sua prática. Como complemento, é apresentada uma listagem dos físicos e cirurgiões portugueses ou que exerceram em Portugal, servindo como breve catálogo prosopográfico dos indivíduos em estudo.
[resumo do autor]
Destacamos no prefácio “Exemplar, este trabalho, por várias razões. O André começou por se submergir, durante largas temporadas, no ‘ecossistema’ muito particular da história da medicina, e fê-lo no sítio dela, ou seja, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em cuja biblioteca se instalou, percorrendo, ou melhor, esgotando toda a literatura disponível: as obras clássicas da história da medicina (como as de Maximiano Lemos), dezenas de teses de licenciatura praticamente esquecidas, artigos com títulos estranhos, publicados em revistas científicas de existência efémera.”
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca