Portugal. Exército. Direção de História e Cultura Militar. Biblioteca do Exército – O Exército e a saúde militar na Primeira Guerra Mundial : memórias e progressos. Lisboa : Exército. Direção de História e Cultura Militar. Biblioteca do Exército, 2021. ISBN 978-972-8347-34-5
O livro que este mês está em destaque fala-nos sobre a organização da Saúde Militar durante o período da Primeira Guerra Mundial. Decidida a participação de Portugal no conflito, é criado o Corpo Expedicionário Português (CEP) que irá atuar principalmente no Norte da Europa; em território belga, sofrendo pesadas baixas.
Obra conjunta de vários autores, fornece-nos uma panorâmica bastante completa sobre a vida quotidiana atrás das trincheiras e o tratamento dos soldados doentes e feridos.
Através da leitura desta obra, é possível perceber a já grande complexidade de organização de um serviço militar de saúde, que, desde o conflito na Crimeia (1853-1856) se foi intensificando e autonomizando dentro do Exército, deixando de estar entregue a figuras ad-hoc, seja um cirurgião, um barbeiro ou um boticário e cada vez menos dependente da hipotética camaradagem e entreajuda entre companheiros de armas para se tornar, cada vez mais num serviço estruturado, autónomo e cada vez mais indispensável na vida castreja.
Assim, vemos capítulos sobre especialidades médicas até então pouco estudadas como a Farmácia, a Enfermagem Militar, a Odontologia e a Medicina Veterinária e também a utilização de animais no esforço de guerra.
Também interessante é o trabalho sobre a “Guerra dos Químicos” onde são referidos os contornos da utilização de químicos entorpecentes e com elevado grau de toxicidade que eram tantas vezes letais e ainda mais vezes os causadores de muitos e graves problemas e distúrbios subsequentes que causaram incapacidade permanente em tantos veteranos do CEP.
O número de soldados afetados que regressaram a Portugal foi tão significativo que ficaram popularmente conhecidos como os “gazeados”, na sua maioria sofrendo um qualquer grau mais ou menos elevado de incapacidade física, mental ou psíquica resultante da exposição permanente às referidas substâncias tóxicas.
A obra é ainda enriquecida com um completo “Catálogo Bibliográfico das Obras da Biblioteca do Exército”.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.