Nager, Frank – The mythology of the heart. Basel : Editiones Roche, 1993. ISBN 3-907770-02-1
Neste Mês do “Coração”, propomos uma abordagem diferente da habitual perspetiva médica e/ou fisiológica ao estudo de um órgão central no corpo Humano.
Escrita por um reconhecido cardiologista suíço que aborda as várias facetas; histórica antropológica, literária, poética e mitológica de “olhar” para o Coração, vemos com detalhe que, mais do que um músculo altamente desenvolvido, o coração foi-se revestindo, ao longo do tempo de muitos outros diferentes e complexos significados.
Profusa e ricamente ilustrada e citando autores reconhecidos de todos os tempos, vemos que o Coração como centro das emoções humanas, foi uma ideia forte e significativa que ocupou o pensamento coletivo em praticamente todas as culturas conhecidas.
Notamos também a perenidade da ideia de Centro associada ao Coração; Centro esse que, tomando por analogia o funcionamento do coração no corpo humano, quando deixa de bater, deixa de existir, assim também, transpondo a mesma ideia para outros campos da existência, quando o Centro de alguma coisa deixa de existir, essa coisa ou entidade também deixa de existir.
O que nos mostra esta obra é uma abordagem plena de significado, com múltiplas e enriquecedoras abordagens sobre o estudo do Coração que se reveste de uma escala tão complexa de ideias e emoções, mas ao mesmo tão humana e tão próxima de todos nós.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.