Coelho, Álvaro Macieira – Homo Investigator: a longa marcha: reflexões sobre Ciência e Sociedade. [S.l.]: Álvaro Macieira-Coelho, 2014. ISBN 978-989-20-4737-9
A espécie humana sempre possuiu o instinto de conhecer e compreender o mundo que a rodeia. Este livro mostra como essa curiosidade e constante procura do conhecimento se consubstanciou no que hoje entendemos como investigação científica que já não se desenvolve apenas em Universidades ou em Centros de investigação, mas também em empresas e instituições de índole diversa, o que mostra a importância crescente que a Investigação Científica e todas as caraterísticas que estão associadas à Inovação, que lhe está intrinsecamente associada, possuem para o desenvolvimento social contemporâneo.
A Sociedade em que vivemos é cada vez mais o resultado do nível de inovação que é possível obter através das diversas atividades de investigação e desenvolvimento científico que cada vez mais se afirmam como estruturais e indispensáveis ao desenrolar da nossa vida quotidiana.
O autor demonstra como a crescente interdependência proporcionada por novas e mais eficazes tecnologias de comunicação tornou o acesso a novos conhecimentos cada vez mais rápido e barato, o que permitiu a criação de ainda mais e melhor conhecimento e tornou a Investigação Científica uma atividade indispensável ao desenvolvimento social.
Da mera curiosidade em saber mais à criação de diversas atividades estruturadas de investigação científica, o Homem percorreu um longo e laborioso caminho que o tornou cada vez mais em Homo Investigator, alguém para quem a criação e aquisição de Conhecimento se tornou numa segunda pele indispensável para o seu progresso individual e coletivo.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.