TAVARES, Abel Sampaio – A terminologia anatómica na voz do nosso povo : (somatizações, sentenças, tónicos e muletas da expressão verbal). Porto : A. S. Tavares, 1997
Obra que abrange uma grande multiplicidade de saberes; não só médicos, mas também antropológicos, filosóficos e até filológicos, nela encontramos uma recolha de expressões pueris, ingénuas, mas também irónicas, jocosas, satíricas e, por vezes, até eivadas de algum brejeirismo, que refletem um pouco do que é o nosso quotidiano e idiossincrasias muito próprias da nossa vida social e das nossas vivências coletivas.
Recorrendo a uma muito completa; e complexa porque plena de duplos significados, listagem de expressões e termos muito curiosos e sugestivos, demonstra o Autor como tantas vezes nos socorremos de termos e bordões emprestados à Anatomia e com eles “corporizamos” ideias muito mais subtis, complexas e às vezes dificilmente compreendidas quando expressas de outra maneira.
Em suma, é uma incursão muito sugestiva e reveladora dos usos extemporâneos, e, por vezes até, demasiado livres de expressões e termos emprestados a uma vetusta e consagrada área do saber médico, a Anatomia que aqui nos é mostrada como algo mais do que simplesmente o conjunto de saberes que se adquirem em sala de aula, tornando-se algo de que a vox populi se apropriou, por vezes com muita sagacidade, muitas vezes com humor e outras tantas vezes de forma desconcertante, mas certeira e assertiva.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.