Livro do mês de julho 2025

Fueloep-Miller, R. et al. (1962) Triumph over pain. New York: Literary Guild of America. 

A dor e o sofrimento humano foram sempre problemas e obstáculos que se interpuseram entre a pervivência da Doença e a Arte de Curar. 

Constituintes da doença e, simultaneamente, da Cura antes do restabelecimento da Saúde, limitaram tratamentos e terapêuticas, condicionaram a ação do Médico e a adesão do Doente ao tratamento proposto e tornavam a procura de ajuda um ato quase desesperado. 

Neste livro vislumbramos um pouco do que foi a milenar luta do Homem contra a dor e o sofrimento ao mesmo tempo que são historiadas formas elementares de fazer face à dor e vemos o nascimento, em todo o seu esplendor de um novo procedimento, a Anestesia, que se erigiu em Ciência com um incontornável lugar dentro da Medicina, a Anestesiologia. 

Que logo se afirmou como uma vitória do Homem sobre a Dor e sobre o sofrimento, transformando radicalmente a Medicina numa Ciência menos dependente da intrínseca natureza do Homem e capaz de oferecer soluções cada vez mais individualizadas e quase indolores. 

Apesar da dor e do sofrimento persistirem na vida do Homem, o seu lugar foi sendo cada vez mais limitado por novos tratamentos e terapêuticas que cada vez mais lhe fazem frente de forma determinada e eficaz. 

[sinopse Olga Rodrigues] 

Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.