Schreiber, Werner – Infectio: infectious diseases in the History of Medicine. Basle: Editiones Roche, 1987
Cruzando várias áreas do saber como a história da medicina, a antropologia e a história da ciência, esta obra apresenta-nos uma perspetiva histórica de várias doenças infeciosas que nos permite saber mais sobre a sua origem e sobre os progressos mais relevantes no combate a essas doenças.
Analisa uma ampla gama de patologias, desde a peste bubónica até à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS, na sigla inglesa) e demais processos patológicos que lhe estão associados, focando também os fenómenos sociais que lhe estão diretamente associados como a questão da hereditariedade, a profilaxia das diferentes doenças e o seu controlo social.
Infectio. O próprio título, um prefixo latino que se tornou quase universal, e sinónimo de processos patológicos virulentos e violentos, transporta consigo uma carga forte, pesada, que de alguma forma os autores deste livro quiseram destacar, deixando bem patente a sua força mas também, através da história das várias doenças descritas; não só em texto mas através de atraentes e vívidas ilustrações, dos avanços feitos no combate de cada uma dessas doenças até aos nossos dias.
[sinopse Olga Rodrigues]
Disponível em suporte papel para consulta e empréstimo na Biblioteca.