Fundo Antigo

Fundo Antigo

Este Fundo, cujo acesso é reservado, remonta ao século XV, com dois incunábulos (1) (2), constituído por obras portuguesas e estrangeiras dos séculos XVI ao século XX, sendo na sua quase totalidade obras de medicina clássicas.

Das suas espécies bibliográgicas, conta entre elas, algumas demasiado raras, como o “Thesaurus Pauperum” de Pedro Hispano, edição de 1576, “Andreae Vesalii anatomia”, de 1604, e o “Retrato del Perfecto Medico” de Henrique Jorge Henriques, de 1595, – ao que parece existente apenas na biblioteca de FMUP e em Salamanca.

O Fundo Antigo é representado por um riquíssimo leque de autores portugueses, como Amato Lusitano, Garcia de Orta, Pedro Hispano, João Ferreira Rosa Zacuto Lusitano, Brás Luís de Abreu, Francisco José de Almeida, António Nunes Ribeiro Sanches assim como de autores estrangeiros como Aristóteles, Avicena e Galileu, ainda André de Laguna, Giovanni Manardi, André Vésale, etc., um vasto número de obras raras sobre botânica, medicina, religião, matemática, etc..
A biblioteca colabora em exposições na própria FMUP ou fora dela, dando a conhecer ao público, as valiosas e raras obras que possui.

A consulta das obras é presencial, sendo necessário efetuar o pedido antecipadamente.